quarta-feira, 28 de outubro de 2009

" De perto ninguém é normal" nem de longe.....

No dia 14 de outubro de 2009 na Universidade do Estado da Bahia, Campus XVI ocorreu o projeto “De perto ninguém é normal” focando o trabalho que o CAPS dias melhores realiza na cidade de Irecê.
Os CAPS(Centro de Atenção Psicossocial) é um serviço comunitário que surgiu em substituição dos antigos manicômios, esses que tinham o objetivo de controlar e reprimir as pessoas ditas “não normais”. O fim dos manicômios surge pelo fato desses serem um espaço de reclusão e não de cuidados, um lugar onde não há trocas socias e sim desumanização com os usuários desse local.
A luta antimanicomial surge em 1987 ganhando força somente em 2001 depois de 12 anos de luta com a apravoção da Lei Antimanicomial. O principal repercussor dessa luta foi Paulo Delgado. Depois de toda essa luta os CAPS ganha força para começar uma nova fase com os deficientes mentais, esses que antes eram tratados como loucos agora no CAPS recebem atendimento e apoio onde desenvolve tarefas aprende tudo que uma pessoa dita “normal” pode aprender, são livres para entrar e sair e não presos como nos antigos manicômios.
Na vida dessas pessoas a melhor forma para avaliá-las é com o portifólio, pois só através dele poderemos deixar a pessoa livre para fazer o que achar melhor no seu metodo avaliativo, tendo essas pessoas sofrido muita pressão por parte da sociedade o portifólio dará uma entrada na sua vida como uma libertação, pois ficará mais livre ao realizar tal produção, sem ouvir palavras de que não conseguiu ou você não é capaz com o portifólio poderá cada um escolher a melhor forma para desenvolver sua avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário