quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Principíos do portifólio........

Na aula do dia 17 de outubro de 2009 com a disciplina Avaliação em Educação tivemos inicio com “os principíos do protifólio”, sendo seis, entre eles: construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação e autonomia. O professor Mácio divide a salas em grupos e cada grupo fica com um principio desses para mediar a discussão sobre o assunto.
O portifólio é um instrumento subjetivo, onde na sua construção é preciso haver um referencial teórico dependendo dos objetivos a ser alcançados. A essência do portifólio é a autonomia do aluno, tendo o professor e aluno o papel de perceber o portifólio como um objeto de aprendizagem e não como algo que venha dificultar a sua vida. Por isso ele pode ser considerado um uma avaliação construtivista, pois leva o aluno a uma reflexão construtivista.

" De perto ninguém é normal" nem de longe.....

No dia 14 de outubro de 2009 na Universidade do Estado da Bahia, Campus XVI ocorreu o projeto “De perto ninguém é normal” focando o trabalho que o CAPS dias melhores realiza na cidade de Irecê.
Os CAPS(Centro de Atenção Psicossocial) é um serviço comunitário que surgiu em substituição dos antigos manicômios, esses que tinham o objetivo de controlar e reprimir as pessoas ditas “não normais”. O fim dos manicômios surge pelo fato desses serem um espaço de reclusão e não de cuidados, um lugar onde não há trocas socias e sim desumanização com os usuários desse local.
A luta antimanicomial surge em 1987 ganhando força somente em 2001 depois de 12 anos de luta com a apravoção da Lei Antimanicomial. O principal repercussor dessa luta foi Paulo Delgado. Depois de toda essa luta os CAPS ganha força para começar uma nova fase com os deficientes mentais, esses que antes eram tratados como loucos agora no CAPS recebem atendimento e apoio onde desenvolve tarefas aprende tudo que uma pessoa dita “normal” pode aprender, são livres para entrar e sair e não presos como nos antigos manicômios.
Na vida dessas pessoas a melhor forma para avaliá-las é com o portifólio, pois só através dele poderemos deixar a pessoa livre para fazer o que achar melhor no seu metodo avaliativo, tendo essas pessoas sofrido muita pressão por parte da sociedade o portifólio dará uma entrada na sua vida como uma libertação, pois ficará mais livre ao realizar tal produção, sem ouvir palavras de que não conseguiu ou você não é capaz com o portifólio poderá cada um escolher a melhor forma para desenvolver sua avaliação.

sábado, 3 de outubro de 2009

Quem sou?


Sou um ser humano como outro qualquer, cheio de acertos e erros. Vivo em um mundo em transformação e cheio de mudanças da mesma forma aconteceu e aconteçe comigo, mas para isso ocorrer passei por vários tipos de avaliação, essas que fez e fazem parte da minha vida. Elas vieram atrvés de provas, palavras, gestos e etc algumas contribuiram sim para minha formação outras apenas só passou sem nada fazer a diferença, algumas me mostraram a luz o caminho a ser seguido outras apenas só para passar o tempo ou ter uma nota obrigatória para determinda disciplina, mas não posso dizer que essas não contribuiu, houve contribuição sim pois quem sabe assim não repitirei o erro ocorrido......... Avaliações que eu lembrarei para o resto da vida pensando nas que virão no futuro e as que estão agora no momento sendo avaliadas.