sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Tema: A cultura afro-brasileira



Aqui estão elaboradas cinco questões, onde contemplo os critérios de reconhecimento, compreensão, aplicação, análise e síntese.

Turma:5º série


Reconhecimento
1º) Identifique qual desses instrumentos pertence a cultura afro-brasileira.
a.violão
b.piano
c.atabaque
d.sacsofone
e.violino

Comentário: Nesta questão o aluno não sentirá dificuldade para responder , pois é exigida apenas a identificação das propriedades fundamentais dos objetos de conhecimento.

Compreensão
2º) O condomblé é uma das principais religiões africanas, explique como se iníciou essa religião.

Comentário: Aqui o aluno precisará de um raciocínio maior ele tem que saber o assunto está por dentro das religiões africanas principalmente o condomblé que é que se pede na questão e também saber como ocorreu o processo.

Aplicação
3º) A música criada pelos afro-brasileiros é uma mistura de influências de toda a África subsaariana com elementos da música portuguesa e, em menor grau, ameríndia, que produziu uma grande variedade de estilos.
A música popular brasileira é fortemente influenciada pelos ritmos africanos. As expressões de música afro-brasileira mais conhecidas são o samba, maracatu, ijexá, coco, jongo, carimbó, lambada e o maxixe. Apartir do texto cite nomes de bloco popular brasileiros que trabalha a cultura africana. Dica existe vários na Bahia.

Coomentário: Esta é uma questão de aplicação o aluno tem que saber identificar quais são os blocos e através da dica ele identificará qual são os blocos pedido na questão.

Análise.
4º) A Cultura afro-brasileira é o resultado do desenvolvimento da africana para o Brasil. Apresente, junto com sua análise como se deu a influência da cultura africana para o Brasil.

Comentário:aqui o aluno vai analisar e descrever com suas próprias palavras como se deu essa influência, o que para isso será preciso ele ter estudado o assunto.

Síntese.
5º)Todas as manifestações culturais afro-brasileiras eram proibidas, desprezadas, desestimuladas e perseguidas porque não eram parte do universo cultural europeu, não representavam civilidade, mas sim, uma cultura selvagem e atrasada em contra-ponto à Europa em desenvolvimento. Cite fatos que demonstram como era a ressistência desses povos perante a que era imposta.

Comentário: Nesta questão o ponto de partida é que o aluno cite as formas de resistência. Não será uma questão dificil pois já iniciei a questão falando sobre o tema, só será preciso ele sintetizar como era as formas de resistência desses povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário